segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Coleoptera - Carta aos Funfarrões

Sexta-feira, 04 de Abril, como de costume, lá pelas cinco e tantas da matina, voltando da Funfarra para as minhas bandas, que diga-se de passagem são um bocado longe dali, o que me possibilita reflexões mirabolantes e até pensar no texto da próxima edição, feito, pensando...
Conversando com uma simpatia num almoço de domingo (e como agradeço ao divino por poder compartilhar do almoço de domingo com pessoas tão queridas), ela me disse que a hora de voltar para casa, quando já de manhã, é o melhor momento para se resolver os problemas do mundo, que seja um mundo só seu, mas que a cabeça cansada de tanto dar cabeçada acaba por resolver de uma vez a parada pra poder relaxar. 
Essa foi a minha conclusão. Só pode ser isso, pois agora eu só quero dormir, o que faz com que eu vá do parque à minha morada com a cabeça do lado de fora da janela, tomando o vento frio da manhã e escutando Ella Fitzgerald & Louis Armstrong. Ah, sabe aquele disco maravilhoso que gravaram juntos, sim, sim, é esse. Ele é um dos discos que eu levaria para a ilha, deserta ou não. Em algum momento, se tivesse como, eu ouviria esse álbum. Se o contexto funfarrístico não fosse a dança eu colocaria esse som na íntegra, quem sabe antes das pessoas se levantarem e começarem a chacoalhar tudo... 
Pois é, a cara fria da brisa matinal, escutando essa maravilha funtástica, já é de manhã, flash, salve o meio-fio que me guia, em casa, tomando meu iogurte de antes de ninar, aquele famoso iogurte de fazer cocô - isso foi o que me disse uma vez uma criancinha linda, não sei quem lhe ensinou, e ela mal tinha aprendido a falar cocô - sem contar minhas alucinações auditivas (meu ouvido psicodélico escuta coisas que nem o divino...) - ouvi cocô, e esqueci de perguntar ao seu pai se a criancinha sabia falar cocô, ou será que ela estava cagada, ou? 
Bem, esse papo escatológico não era o foco, o foco...

Mas enquanto tomo esse tal iogurte laxante matinal pós funfarrento inspirador observo um besouro que se lança em vôo do outro lado da cozinha - tenho a sorte de morar numa casa cuja cozinha, de tamanho satisfatório, é palco de maravilhosos sarais brasilienses - sim, o besouro. Seu vôo lento e desengonçado tem a trajetória acompanhada por minha visão desde sua partida, do outro lado da sala enorme, do banheiro, da cozinha, e eu, com meus reflexos em estado fantástico observo, além da planagem irreverente do bicho através do ar calmo da casa, também o seu pouso, em meu iogurte de fazer cocô, tenho que parar de repetir isso, mas aquela criancinha é tão fofa... veloz que me encontro, acompanho todo o afogamento do Coleóptera na textura viscosa do meu lanche.
Me parece que as bandas de rock psicodélico ou heavy metal ainda não descobriram os nomes científicos, tipo Coleópteras Rangentes, ou Psilocybes Ardentes, eu que já fui metaleiro barra pesada e roqueiro psicodélico deveria ter encontrado isso antes, acho que foi por isso que cursei alguma coisa de engenharia florestal, subsídios... como será que ficaria Pão com Ovo em nome científico? ou Secreção Mucosa? Nossa! Essas foram algumas das minhas bandas, e uma delas com o Dj Barata. Ih Barata, eu podia dizer isso aqui? 
Mas o que mais me intriga, é o fato de que o bicho, esse tal coleóptera blablablasis, nem se debate. A idéia de que o invertebrado sabe exatamente o que faz nessa hora da manhã, enquanto eu pelejo com todos os meus pensamentos esfumaçados em prol da produção do próximo textículo da Funfarra, me arrasa. 
Ele vem assim de longe, da sala, do banh, do outro lado da cozinha para se afogar no meu iogurte com tanta determinação. Está dando a vida para me fazer dormir antes de concluir meu café, o texto, ou qualquer resolução para o bem da humanidade, me matando de inveja.
Há pelo menos uma meia hora, esparramado na cozinha depois dessa Funfarra semp sap cio nóptima, tô eu, totalmente inspirado para escrever as palavras que invadem os correios dos funfarrões semanalmente, cheio de idéias, e os problemas do mundo, a minha amiga simpática me disse: domingo que vem tem almoço com os amigos, pão com ovo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Compositor, instrumentista, produtor musical, trilheiro e escritor

escritosonoro por @?

Delivered by FeedBurner